O que é STEAM?








STEAM é o acrônimo de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, é uma metodologia  que reúne conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Essa metodologia surgiu  nos Estados Unidos por volta do ano 2000, como proposta de reestruturação do ensino norte-americano, que precisava resolver algumas urgências:
  • Escassez de mão de obra;
  • Baixo desempenho escolar;
  • Modelo de ensino defasado;
  • Noções de crise escolar;
  • Transformações tecnocientíficas


O STEAM tem como objetivo formar pessoas em diversos conhecimentos, aliados aos desafios do século XXI,  incentivando a criança a descoberta, assim como um cientista que se pergunta "por que as coisas são feitas dessa maneira?"


E como cientistas, STEAM propõe meter a mão na massa, usar a teoria na prática. Assim, a criança pode:





As diferentes ciências são trabalhadas através de experimentos de física e química, além de estudar os elementos da natureza, que envolvem outras disciplinas como geografia, botânica, ciências e artes.






A maior revolução do STEAM, é o uso da criatividade, incentivando todo mundo a pensar fora da caixa, professores e alunos precisam re-significar a forma de ensinar e aprender.


Menos disso:






Mais disso:








Referências

PUGLIESE. Gustavo, PORVIR: STEM: o movimento, as críticas e o que está em jogo, 2018. Disponível em: <http://porvir.org/stem-o-movimento-as-criticas-e-o-que-esta-em-jogo/>. Acesso em: 20.junho.2019.


CARON. Aline, Positivo: STEAM: uma metodologia que você precisa conhecer!, 2018. Disponível em: <https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/steam-metodologia-que-precisa-conhecer/>. Acesso em: 20.junho.2019.




Comentários

Postagens mais visitadas