Por que o seu filho deve começar a codificar agora?
Aprender programação de computadores é como aprender um novo idioma, quanto mais cedo melhor!
Segundo especialistas na área, as pessoas que NÃO aprenderem hoje, serão consideradas analfabetas no futuro, pois já se prevê que não será suficiente somente saber utilizar dispositivos digitais e internet, será necessário ir além, ser co-criador de soluções.
Conheça 5 formas para inserir o seu filho no mundo da codificação:
1- Scratch
O Scratch é uma linguagem de programação que trabalha com bloquinhos no estilo arrasta e solta (e está disponível online gratuitamente), ideal para quem está começando a programar, desenvolvida para ajudar crianças acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
2- Code
A Code é uma organização sem fins lucrativos que incentiva pessoas, principalmente estudantes, a aprender ciência da computação. O portal inclui várias lições de codificação, tudo totalmente gratuito.
3- Code Babies
Série de livros infantis, voltados para a codificação, estão disponíveis para venda no site da Code Babies.
4- Hello Ruby
Hello Ruby é um livro infantil desenvolvido para apresentar conceitos básicos de codificação para crianças a partir de 4 anos. O objetivo, segundo a autora, não é tornar a criança uma programadora, mas sim despertar o interesse pelo tema e desmistificar sua complexidade com exemplos de comandos, sequências e repetições. Além do livro, o site tem várias atividades voltadas para a "programação".
Esta centopeia estimula o experimento durante a brincadeira, desenvolvendo o raciocínio, pensamento crítico e habilidade de planejamento.5- Brinquedos
O Cubetto é um robozinho de madeira com microcontrolador Atmel SAM D21, que necessita que a criança programe no tabuleiro a direção que ele deve seguir. O tabuleiro serve como linha de comando, no qual os blocos são posicionados e o robô segue o comando. É um brinquedo super legal e criativo. Vale a pena!
É um acessório físico para o tablet ou computador, usado para jogar jogos específicos do Puzzlets. Cada jogo se concentra em um assunto STEAM, (que é o acrônimo de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), tradicionalmente “desafiador”, como teoria de codificação, matemática ou cor.
São blocos de robôs, desenvolvidos para ajudar pessoas de qualquer idade a explorar a robótica e a codificação. Ao construir um robô, também se aprende a construir um programa, é uma maneira divertida e fascinante de introduzir grandes ideias através do jogo.
É um sistema modular para programação, composto de placas eletrônicas e discos programáveis. Permite que seja enviado instruções para os dispositivos quando conectados em conjunto. As pranchas podem ser cobertas com qualquer material ou forma, e podem ser organizadas de maneiras diferentes , para criar experiências muito diversas.
Peças de lego desenvolvidas para construir robôs, inclui instruções de construção, missões de programação e a ferramenta de programação incluída no pacote.
o Sphero é um robozinho programável em forma de "espera", além de ser muito divertido, tem várias propostas de atividades com ele no site da sphero.
Comentários
Postar um comentário