Programação por sistema de cores?
Evo e Bit, da desenvolvedora Ozobot, são dois adoráveis robôs de bolso, pequenos e altamente didáticos. Eles podem ser codificados de duas maneiras: on-line com o a linguagem OzoBlockly (que usa bloquinhos para programar) e sem tela, com códigos de cores, quando o robô usa os sensores ópticos para detectar linhas e códigos de cores predeterminados.
Fonte: Ozobot |
O que é necessário para usar a codificação em cores?
- Papel em branco;
- Canetinhas especiais com as cores: vermelho, verde, azul e preto, sendo que a cor preta será mais utilizada que as demais;
- Os robozinhos (é claro);
- Manual instrucional;
Mas como funciona?
Simples:
1. Inicia-se desenhando a linha (usando a cor preta), que será a trajetória que o robô deverá seguir, mas essas linhas NÃO podem ser feitas de qualquer jeito, o próprio manual instrucional contém várias dicas com as formas corretas para usar a caneta, principalmente nos desenhos das curvas.
Fonte: Ozobot |
2. Em seguida, utilize o código de cores correspondente ao próximo comando que o robô deverá obedecer, desenhando na trajetória que foi iniciada em cor preta, as marcas das cores condizentes com o comando desejado. Um exemplo bem intuitivo disponível no manual: (direita, esquerda, para cima, para baixo, girar, acender a luz, som, etc...)
Fonte: Ozobot |
Existe também a opção de adesivos, vendido em cartelas. Da hora né?
Fonte: Ozobot |
Um exemplo escolar utilizando Ozobot:
Fonte: Instagram do professor Benjamim Daly @MrBDaly |
Para quem deseja ver mais dos produtos Ozobot:
Site: https://ozobot.com/
Twiter: @Ozobot
Instagram: ozobot
Comentários
Postar um comentário