Aprenda tudo sobre os estetoscópios

Olá mundo!

Você já ouviu o seu coração hoje?
Eu e a Ada acabamos de fazer um estetoscópio e estamos brincando de auscultação, calma! Eu vou explicar o que é tudo isso.



Estetoscópio é este aparelho aí embaixo, ele é utilizado para ouvir os sons do interior do corpo. Sabe quando você vai no médico e ele coloca um aparelhinho no seu peito para ouvir seus batimentos cardíacos?  É exatamente o estetoscópio. A auscultação é a ação de escutar os barulhos do interior do corpo.

Este aqui, é um modelo atual, mas ele nem sempre foi assim... Sabe como era antes? 




Antigamente, antes da invenção do estetoscópio, o médico tinha que colocar o ouvido diretamente no peito do paciente,  isso era um tanto constrangedor tanto para o médico quanto para quem estivesse sendo examinado. Além do grande esforço que o médico tinha que fazer para captar e distinguir os sons ouvidos. 


Auscultação Direta - Fonte: Museu AARC



Em 1761, as coisas começaram a mudar um pouquinho, quando o Austríaco Leopold Auenbrugger (1722-1809), apresentou uma nova forma de escutar o interior de um organismo, através da  PERCUSSÃO, que são batidinhas leves que produzem um som, e esse som é que deve ser analisado pelo médico.
Leopold Auenbrugger/ Fonte: Wikipedia

Percussão Médica - Fonte: Facmedicine


Quando criança Leopold aprendeu a técnica de percussão com o pai (que era dono de uma hospedaria), que lhe ensinou a saber quanto vinho tinha dentro dos tonéis, batendo em torno do barril. As batidas eram realizadas começando de cima para baixo, descendo levemente até a base, quando a batida era acima do nível do vinho, o som saia claro e oco; se fosse abaixo do nível o som se tornaria maciço e grave.
Fonte: Revista Nefrologia



Por volta de 1817 René Laennec,  enrolou 24 folhas de papel em forma de cilindro, e aplicou uma das extremidades no tórax da paciente e a outra extremidade em seu ouvido. Essa experiência lhe fez perceber que  ouvia de maneira muito mais clara e distinta os sons cardíacos do que quando realizava a ausculta direta.
René Laennec - Fonte: Museu AARC

Auscultação com cilindro de papel







Depois desse lampejo com o cilindro de papel, Laennec construiu o que seria o primeiro estetoscópio da história, feito de madeira.

Versão original do primeiro estetoscópio projetado por Laennec, em 1817 feito de buxo - Fonte: Antiquemed 


Laennec fazendo auscultação  com  estetoscópio - Fonte: Antiquemed 



Com o tempo, o invento de Laennec foi ganhando novos formatos e melhorias que contribuíram ao longo da história para o avanço na medicina.

Segunda versão do estetoscópio Laennec, feita de madeira fina finamente trabalhada, de cerca de 1826 - Fonte: Antiquemed 
 Terceira versão do estetoscópio Laennec, provavelmente desenvolvido na Inglaterra - Fonte: Antiquemed 

Ultimo estetoscópio de Laennec feito de madeira de cedro com uma peça de extensão feita de cedro, marfim e chifre, por volta de 1826 - Fonte: Antiquemed
Extremamente rara e única cana médica feita de borracha dura com montagem de metal removível Fonte: Antiquemed 
Estetoscopio de Casio Piorry feito de cedro e marfim com Percussion Hammer, por volta de 1835 - Fonte: Antiquemed 

O modelo de Arnold  é feito com uma orelha de madeira e a parte do peito está à direita, por volta de 1885 - Fonte: Antiquemed 


Um estetoscópio Piorry flexível exclusivo feito de madeira, marfim e chifre, por volta de 1835. Observe que a típica placa auricular e a peça peitoral estão presas ao tubo flexível mostrado na foto do meio. À esquerda, o estetoscópio é mostrado montado para transporte. À direita, as peças são desmontadas. Fonte: Antiquemed 

O mais antigo modelo original conhecido de Cammann, estetoscópio binaural fabricado por George Tiemann, por volta de 1852. - Fonte: Antiquemed 


Foram milhares de modelos diferentes, como os estetoscópios binaurais com tubos de borracha flexíveis para ligar as peças auriculares à peça do tórax, por volta de 1880 (três últimos de cima à direita). 


Vamos fazer nosso próprio estetoscópio?

Você vai precisar de:










Referências


FERRAZ, P. Alberto; SOARES, S. Bruno; TERRA. A. A. Daniel; LOPES. A. José. A história do estetoscópio e da ausculta cardíaca. Revista Médica de Minas Gerais,  Belo Horizonte -Minas Gerais. Disponível em: <http://rmmg.org/exportar-pdf/154/v21n4a17.pdf>. Acesso em: 08 de julho 2019.


Museu Virtual da American Association for Respiratory Care - AARC. Disponível em: <http://museum.aarc.org/gallery/ascultation/>. Acesso em: 07 Julho. 2019.


LEOPOLD AUENBRUGGER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Leopold_Auenbrugger&oldid=54860258>. Acesso em: 10 julho. 2019.

Revista Nefrologia. Disponível em: <http://journal.nephrolog.ru/jour/article/download/1171/1126>. Acesso em: 07 Julho. 2019.

O estetoscópio de Monaural. Disponível em: <http://www.antiquemed.com/monaural_stethoscope.htm>. Acesso em: 11 Julho. 2019.



Sociedade de Patrimônio Médico Australiano do Sul Inc. Disponível em: <http://samhs.org.au/Virtual%20Museum/Medicine/stethoscopes/stethoscopes.html>. Acesso em: 10 julho. 2019.

Bastão de Laennec: Uma breve história do estetoscópio.  Disponível em: <http://www.drlindseyfitzharris.com/2015/04/21/laennecs-baton-a-short-history-of-the-stethoscope/>. Acesso em: 09 julho. 2019.



Comentários

Postagens mais visitadas